Já se perguntou por que, de repente, sua pele fica vermelha, coça ou até mesmo começa a descascar? A dermatite é uma inflamação que afeta qualquer pessoa e se apresenta de formas diferentes.
Apesar de ser algo comum, muitos não sabem como identificar ou tratar esse problema. Por isso, criamos esse conteúdo para te explicar o que é essa condição e como cuidar da saúde da sua pele do jeito certo.
Mas antes de continuar a leitura, caso você apresente algum dos sintomas abaixo, procure um dermatologista para receber o diagnóstico e tratamento correto.
A dermatite, também conhecida como eczema, pode ser classificada como uma inflamação na pele causada por alergias, genética, irritações e, até mesmo, por questões emocionais, como estresse.
Essa inflamação pode aparecer de várias formas, seja por vermelhidão, coceira intensa, bolhas, descamação, ressecamento ou rachaduras na pele.
Apesar de não ser contagiosa, a dermatite gera desconforto físico e pode afetar a autoestima, por causa do aspecto que fica a pele inflamada. Entender a causa e buscar tratamento o quanto antes é importante para controlar os sintomas e evitar a piora do quadro inflamatório.
A dermatite se manifesta de modos diferentes porque depende muito do que a provoca. Isso pode variar de pessoa para pessoa, pois depende de diferenças genéticas, ambientais, imunológicas e comportamentais.
As dermatites mais comuns são:
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ser comum em crianças, ela pode persistir na vida adulta, variando em intensidade ao longo dos anos.
Esse tipo está ligado a fatores genéticos, predisposição alérgica (atopia) e alterações no sistema imunológico.
Sintomas:
Fatores agravantes:
A dermatite de contato é a reação da pele quando entra em contato com algo que causa irritação ou alergia. É uma reação comum e pode afetar qualquer pessoa ao longo da vida.
Sintomas:
Causas comuns:
É uma inflamação que afeta áreas mais oleosas no corpo, como o couro cabeludo, rosto e tórax. É associada a fatores genéticos e ao fungo Malassezia, que vive naturalmente na pele.
Sintomas:
A dermatite numular, também chamada de eczema numular, é uma condição inflamatória da pele que se apresenta como manchas redondas ou ovais.
Elas podem ter tamanhos diferentes e geralmente coçam muito, por isso causam um grande desconforto. O termo "numular" vem do latim "nummus", que significa "moeda", em referência ao formato característico das manchas.
Sintomas:
A dermatite herpetiforme (DH) é uma condição autoimune rara que afeta a pele e causa bolhas e coceira. Apesar do nome, não tem ligação com o vírus do herpes, mas recebeu esse nome por causa da aparência semelhante. Essa dermatite está diretamente associada à doença celíaca, uma condição em que o sistema imunológico reage ao glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.
Sintomas:
Tratamento:
Apesar de cada tipo de dermatite ter causas e sintomas diferentes, adotar alguns hábitos pode te ajudar a aliviar os sintomas, prevenir crises e melhorar a saúde da pele. Anote algumas recomendações:
A hidratação é sempre uma dica importante quando o assunto é cuidado com a pele. Ela restaura a barreira cutânea e protege a pele de qualquer irritação externa.
A coceira é um dos sintomas mais desconfortáveis da dermatite e pode piorar a inflamação, causar lesões e aumentar o risco de infecção.
Sabia que a maneira como você toma banho pode impactar diretamente na saúde da sua pele?
A pele com dermatite é mais sensível e tem mais chances de reagir a produtos mais agressivos.
Caso a inflamação persistir ou se agravar, é indispensável o acompanhamento profissional. O dermatologista pode indicar medicamentos como cremes com corticoides ou imunomoduladores, ou tratamentos para aliviar sua condição.
Você só vai melhorar com o diagnóstico e a ajuda certa. Ao identificar o tipo de dermatite, será possível personalizar o tratamento e evitar complicações.
Adotar essas recomendações pode ajudar a controlar a dermatite e melhorar significativamente sua qualidade de vida. Mas lembre-se: os cuidados diários são tão importantes quanto buscar orientação médica. Sua pele merece atenção e cuidado constante!
--