
A procura por procedimentos estéticos não para de crescer, com milhares de pessoas em busca de melhorar a aparência e se sentir mais confiantes. Quando o assunto é volume de cirurgias e tratamentos, o Brasil fica em segundo lugar no ranking mundial, logo atrás dos Estados Unidos.
Mas se de um lado os avanços da medicina e tecnologia oferecem resultados mais naturais, do outro existe um ponto que é inegociável, que é segurança em primeiro lugar. Mesmo os procedimentos minimamente invasivos precisam ser executados com cuidado, com produtos de qualidade e profissionais qualificados.
Quando falamos em estética, não basta pensar somente em conquistar resultados imediatos. Você precisa considerar o impacto que o procedimento pode causar a longo prazo.
Produtos de origem duvidosa podem causar desde inflamação até complicações sérias. Diferente dos produtos com registro na Anvisa, que passam por rigorosos testes para garantir a compatibilidade com o corpo humano.
Alguns exemplos desses testes incluem:
É por isso que desconfiar de preços baixos, embalagens suspeitas ou profissionais que não informam a procedência dos produtos é importante para sua segurança e integridade física.
O mercado ilegal acompanha a popularização da estética, por esse motivo, ele apresenta grandes perigos como:
Ou seja, escolher o produto certo é o que separa bons resultados de um grande problema de saúde.
Outro ponto decisivo é quem fará seu procedimento.
Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os mais preparados para lidar com técnicas injetáveis e minimamente invasivas. Isso acontece porque além da sua formação em medicina, possuem conhecimento técnico em anatomia e em procedimentos de emergência, caso necessário.
Não se trata apenas de aplicar uma substância. Antes, o médico realiza uma avaliação completa para ter o máximo de informações como histórico de saúde, alergias, tratamentos anteriores e expectativas.
É nessa etapa que nasce o vínculo entre profissional e paciente, quando se constrói a base da confiança.
Clínicas sérias sempre trabalham com consentimento informado, pois explicam, de forma transparente e direta, os benefícios, limites e os riscos de cada procedimento.
Outro pilar que não pode ser deixado de lado é a biossegurança dos pacientes. Isso envolve:
Esses cuidados evitam complicações como infecções e garantem que todo o processo seja feito com responsabilidade.
E mesmo após o procedimento, o acompanhamento faz parte do cuidado. O paciente deve receber orientações claras sobre o pós-tratamento e ter acesso fácil ao médico caso tenha dúvidas ou aconteça alguma intercorrência.
Pensando em saúde e bem-estar, você pode adotar algumas atitudes para se proteger:
Os procedimentos estéticos são, sim, uma ferramenta incrível para realçar sua beleza e autoestima. Mas é fundamental lembrar que a verdadeira sofisticação está em unir resultados naturais com a certeza de que cada etapa foi executada com segurança e transparência.
Na estética, tão importante quanto estar bem por fora é saber que sua saúde também é uma prioridade.
Agende sua consulta com o Dr. Gabriel e tenha acesso aos melhores procedimentos com segurança.